Conceito da Fibra de Vidro
.

O que é a Fibra de Vidro?
- A fibra de vidro é um material basicamente composto de finíssimos filamentos de vidro, cobertos por resina (geralmente poliéster) e endurecido por meio de um catalisador de polimerização. Devido à grande resistência, fácil modelagem e baixa densidade, possui várias aplicações práticas, de amadoras a industriais. Fibra de vidro é o nome mais usual dos compostos, mas a definição correta é Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV). O polímero é considerado um material compósito, onde são empregados mais de um tipo de matéria-prima, com o fim de aumentar a durabilidade do material.
Benefícios e aplicações
A manta de fibra de vidro possui boa maleabilidade, facilidade de impregnação e molhagem, excelente translucidez do laminado e boa resistência à tracção. A sua aplicação é muito variada no combate à corrosão e nos mercados automóvel e náutico.
O Porque da fibra de vidro (Vantagens)



- Resistência a tensões, agentes químicos e apodrecimento: A fibra de vidro possui resistência específica mais alta (resistência à tensão/massa volumétrica) do que a do aço. Além disso, pode ser exposta a diferentes compostos químicos, sem danos à estrutura do material. Não deteriora e não apodrece, nem sofre ataques de insetos e roedores;
- Leveza: Muitos materiais com resistência equivalente a fibra de vidro são muito mais pesados, o que dá grande vantagem aos compostos feitos com filamento de vidro; uReciclagem: pode ser reciclada, assim como termoplásticos. Aquecidos a certa temperatura, os artefatos feitos com fibra de vidro derretem e podem ser moldados novamente;
- Higiene: baixa acumulação de sujeira e fácil limpeza; u Versatilidade: é empregada em muitas situações e em diferentes segmentos, amadores ou industriais;
- Baixo custo: a fabricação
da fibra de vidro tem preço acessível, o que possibilita aplicações caseiras,
sempre sem muitos custos;
Conheça os componentes empregados na Fabricação de Peças em Fibra de Vidro

Manta de Fibra de Vidro
Resina » Plástico
- É um composto orgânico derivado do petróleo, que passa de seu estado líquido para o estado sólido, através de um processo químico chamado "Polimerização".
Roving » Fibra de Vidro
- São os filamentos de vidro. É o tipo mais econômico de fibra de vidro. É fornecido em rolos e deve ser usado desenrolando-o por dentro. O uso mais comum é em um dispositivo que picota e espalha o fio sobre a superfície do molde. É caracterizado pela facilidade de corte, baixo nível de eletricidade estática, boa dispersão, rápida molhabilidade, boa retenção de propriedades mecânicas em ambientes agressivos e ausência de fibras brancas no laminado.

Roving (Rolo de Fibra de Vidro)
Catalisador
- É o agente responsável pela aceleração da reação, sem, no entanto participar dela. Ele entra em reação, participa e não resulta nenhum resíduo, logo se tornando um Ativador da Reação.
- O tipo de catalisador é definido considerando o tipo de resina que será utilizada na confecção do produto.
Gel Coat
- É a "tinta" usada para pintar o molde, a pintura é a primeira fase da fabricação da peça.
